quinta-feira, 4 de agosto de 2016

E porque não andar com o pé descalço?


Calma, não é na rua, é na praia. O que, à partida, pode parecer que, então, é normal, mas não é bem. Ou não estivéssemos a falar do Pé Descalço e do(s) seu(s) promotores.
“Qual é a ideia maluca desta vez?”, perguntarão os mais conhecedores. É vender bolas de Berlim, ou quase, vá. O Pé Descalço vai percorrer as praias de Portugal, de norte a sul, a vender o livro no areal. Sim sim, leram bem: no areal. Se se pode vender comida, bebida, e brinquedos, porque é que não haveria de se vender livros?! Vestidos a rigor com a causa da Mundos de Vida, já estivemos em praias de Viana do Castelo e Braga, e vamos continuar, descendo pelo Porto, Aveiro e por aí fora, até ao Algarve. Isto, por si só, já era (um bocadinho) excêntrico. Mas há mais: toda esta aventura vai ser a reboque de uma autocaravana. É através dela que nos deslocamos, é lá que comemos e dormimos. Só não é lá que tomamos banho, pois temo-nos servido dos chuveiros públicos das praias. Sim, a água é fria, mas é verão, aguenta-se (a custo, no meu caso, tenho que confessar).
E valerá a pena esse sacrifício? Sendo normal que os balanços se façam apenas no final das coisas, a verdade é que isto tudo já está a valer a pena, e eu só cá cheguei ontem! Nunca tinha andado de autocaravana; não conhecia algumas das praias que já visitamos, e muitas das que vamos visitar; não conhecia bem a Amélia; já não jogava UNO há uns dois anos… E se isto vos está a soar a pouco é porque não leram o “Pé Descalço – da Suécia a Portugal sem um tostão!”.
A aventura começou há dois dias, em Moledo, com os Frades, o Ricardo e a sua Sofia (ele chama-lhe Fi, o que é outra coisa que aprendi com o convívio, típico de quem passa 24h por dia juntos), o P. e o M. (dois do meninos que eles acolheram, que estão a adorar a experiência de umas férias diferentes, e os mergulhos em quase todas as praias), e a Amélia (que trabalha na empresa do Ricardo desde dezembro – e eu já conhecia, dos meus tempos de Universidade do Minho, mas, visto que ela é mais nova que eu, não estudámos juntas e não tivemos muito contacto). Eu juntei-me em Afife, ontem de manhã, e vou ser os vossos ‘olhos e ouvidos’ (expressão importada do inglês “eyes and ears”) nesta aventura: nos dias em que estiver cá vou partilhar convosco, aqui, numa espécie de ‘Querido Diário’, mas muito melhor, visto que não estarei a escrever para mim mesma, que nunca fui fã do conceito. Se gostarem, prometo negociar com o Ricardo a escrita sobre os dias em que eu não vou estar! No entretanto, podem sempre ir acompanhando as imagens, no instagram @livro.pedescalco no twitter @PeDescalco2013 e em facebook.com/PeDescalco2013
Amanhã de manhã prometo fazer um apanhado de tudo o que já vivemos, e, acreditem, já foram algumas as peripécias dignas de registo!
by Paula Ferreira Lobo

1 comentário:

  1. Isso vai ser uma aventura formidável 😀😀boa sorte para todos e muito sucesso nas vendas

    ResponderEliminar